quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Nebulosa reúne conglomerado de estrelas com grande massa

As nuvens frias de poeira da nebulosa Carina são áreas de intensa formação estelar, que abriga um coletivo significativo de estrelas com grande massa. Uma foto dela foi divulgada pelo ESO (Observatório Europeu do Sul) nesta quarta-feira.

Eso
Estrelas de grande massa, como as da nebulosa Carina, podem se tornar instáveis e explodir em uma supernova
Estrelas de grande massa, como as da nebulosa Carina, podem se tornar instáveis e explodir em uma supernova

Para se ter uma ideia, a Carina contém algumas com uma massa total equivalente a mais de 25 mil sóis. Já a massa de gás e das nuvens de poeira --essencialmente hidrogênio-- corresponde a cerca de 140 mil sóis.
Quando jovens, as estrelas de maior massa que se encontram na região emitem ventos estelares fortes e radiação que dão forma às nuvens que as rodeiam, e provavelmente as comprimem o suficiente para que se formem novas estrelas.
No final das suas vidas, as estrelas tornam-se muito instáveis, estando sujeitas a perdas consideráveis de material estelar, e podem morrer sob a forma de violentas explosões de supernova.
A Carina encontra-se a cerca de 7.500 anos-luz de distância na constelação do mesmo nome (Carina ou Quilha).
É uma das nebulosas mais brilhantes do céu devido ao grupo de estrelas de grande massa. Com uma dimensão de aproximadamente de 150 anos-luz, é cerca de várias vezes maior que a nebulosa Órion.

Nenhum comentário:

Postar um comentário