sábado, 26 de fevereiro de 2011

Visita à Cimentos Mizu, com alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente


   Em setembro de 2010 viajei com um grupo de alunos dos Cursos Técnicos em Meio Ambiente e Segurança do Trabalho (Colégio Barroco Lopes), em visita técnica à Cimentos Mizu, localizada em Vitória-ES.
   Fomos muito bem recebidos pelos funcionários da fábrica, o dia transcorreu sem problemas, as palestras foram elucidativas e os alunos gostaram bastante. Terminamos a jornada cansados, mas sem qualquer reclamação, pois a visita foi produtiva.
   A crítica que tenho a fazer não está destinada especificamente à Cimentos Mizu, mas à indústria de cimento. Esse tipo de instalação, definitivamente, não pode ser alocada em qualquer lugar. Além de ambientalmente impactante, diversos outros danos estão diretamente associados. Percebi que
o particulado em suspensão emitido, exageradamente visível na fábrica, obviamente, se espalha por todo entorno. Próximo à instalação, temos parte do litoral de Vitória, cujos moradores afirmaram sofrer bastante com a "poeira do cimento". Problemas respiratórios, segundo eles, são constantes, acometendo principalmente crianças e idosos.
   Como ainda não podemos nos livrar totalmente do cimento, ao menos temos melhor escolher as áreas de instalação destas impactantes indústrias, mantendo-as sob constante fiscalização (santa ingenuidade...).

   Eis alguns registros da visita:

Este missivista, com alunos

Alguma praia de Vitória (não recordo o nome)

 




 
          






  

Nenhum comentário:

Postar um comentário